O que é antroposofia?

Fique por dentro da antroposofia, uma ciência espiritual que busca o conhecimento sobre o ser humano

Edição 0059

O conhecimento sobre o ser humano é o tema dessa ciência
Foto: Getty Images

A antroposofia é uma ciência espiritual que objetiva o conhecimento (do grego sofia) sobre o ser humano (antropos). Com base em seus princípios, há escolas dentro da medicina, farmacologia, nutrição, fisioterapia, psicoterapia, pedagogia, administração e espiritualidade. Segundo a antroposofia, a conexão entre homem e natureza está presente em todos os fenômenos, em nível interno e externo, anímico e material. Não dá para separar. Por exemplo, você pode ir a um dentista da linha antroposófica e sair de lá com uma receita de pomada para os pés, pois considera-se que as partes do corpo se correspondem.

Nas salas de aula, as crianças são educadas para absorver a infância em sua plenitude, em vez de serem preparadas precocemente para o mercado de trabalho. O propósito é levar o ser humano ao conhecimento de si mesmo, mas sempre em integração com o Universo.

A antroposofia foi desenvolvida no início do século 20 pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861-1925). Apoiadas em pesquisas científicas, suas idéias evoluíram entre seguidores e parecem consagrar-se à medida que mais pessoas buscam a simplicidade e o bom senso no dia a dia. "Não é seita nem religião. Trata-se do que há de mais moderno em procura e aperfeiçoamento espiritual", diz o doutor Samir Wady Rhame, presidente da Associação Brasileira de Antroposofia. O homem só se aproxima da sabedoria quando começa a se conhecer de verdade.